Central de atendimento >>

Mato Grosso cresce o Triplo da média Nacional com Impulso do Agro

Facebook
Telegram
Email
WhatsApp

O estado de Mato Grosso tem apresentado nas últimas décadas um crescimento econômico acelerado, muito acima da média nacional. Dados recentes do PIB mostram que o estado se destaca com o maior crescimento do país, impulsionado principalmente pelo agronegócio.

Mato Grosso lidera ranking de crescimento econômico do país

mato grosso

De acordo com os números do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo IBGE, Mato Grosso foi o estado com maior crescimento econômico do Brasil em 2021. O PIB mato-grossense cresceu 16,7%, mais que o triplo da média nacional, que foi de 4,6%.

Esse ritmo de crescimento três vezes superior à média do país se mantém em Mato Grosso ao longo dos anos. Na última década, enquanto o PIB brasileiro acumulou alta de apenas 2,5%, o do Mato Grosso cresceu 26,4%. Atualmente, o PIB mato-grossense é o sexto maior do Brasil.

Essa performance se deve principalmente ao agronegócio, responsável por mais de 30% de todo o PIB de Mato Grosso. O estado é maior produtor nacional de soja, algodão e milho. Além disso, possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de cabeças.

Fatores que sustentam o bom desempenho econômico

Diversos fatores conjunturais explicam o excelente desempenho da economia mato-grossense nos últimos anos. Os principais são:

  • Expansão da fronteira agrícola com avanço da produção de grãos e carnes;
  • Investimentos em logística como ferrovias e rodovias para escoamento da produção;
  • Adubação generosa e clima favorável proporcionando altas produtividades;
  • Alta tecnificação do agronegócio no estado, com uso de máquinas e insumos;
  • Crescimento das cidades médias no interior, impulsionando o consumo;
  • Políticas de incentivos fiscais e fundiário que atraíram investimentos.

Esses fatores permitiram que o agronegócio mato-grossense se expandisse rapidamente, alavancando a economia estadual. Além disso, o estado soube investir em infraestrutura para dar suporte a esse crescimento.

Sustentabilidade econômica e social

Porém, para que Mato Grosso mantenha essa trajetória de crescimento nos próximos anos, serão necessários investimentos em sustentabilidade. Isso inclui práticas agrícolas de baixo impacto ambiental, preservação de biomas como a Amazônia e políticas de inclusão social.

O agronegócio responde por boa parte da riqueza mato-grossense, mas seus benefícios precisam alcançar mais a população do estado. Promover a industrialização e fomentar as cadeias produtivas locais é fundamental para gerar empregos e oportunidades.

Assim, Mato Grosso poderá conciliar crescimento econômico acelerado com conservação ambiental e progresso social nas próximas décadas. Estratégias sustentáveis manterão o estado como potência agropecuária e case de sucesso de desenvolvimento regional.

Conclusão

Com expansão recorde do agronegócio, Mato Grosso desponta hoje como o estado de maior crescimento econômico do Brasil. Para que esse desempenho se sustente, serão vitais estratégias de sustentabilidade ambiental e inclusão social, visando conciliar crescimento econômico com responsabilidade socioambiental.

Fonte: Gazeta do Povo

Veja mais conteúdos aqui no blog mt locações

Facebook
Telegram
Email
WhatsApp